Ascendente

Nêspera

Nêspera Nêspereira Galho Folhas
Cada uma, um festim.

Sabes que podes cair da árvore ou apanhar uma nêspera na cabeça por esta não ser tua e ainda assim não te importares muito com isso. Desde que possas ter o enorme prazer de comer uma nêspera - o fruto - mesmo acabadinho de apanhar, tudo está bem. E se ainda estiveres empoleirado na nespereira, maior a festa.

Originária da China, a árvore do magnório, que é como chamam no Porto, é muito generosa e propaga-se com alguma facilidade. Para equilibrar as coisas os seus frutos aguentam poucos dias após serem apanhados. Será então uma boa árvore para se ter mesmo à frente da casa. De uma casa grande. De uma casa onde logo ao acordar se possa ir à janela do quarto e pegar numas quantas quarenta a cinquenta logo para o pequeno almoço na cama. Nham, nham! (É o chinês para "experimentem que vão perceber").

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentários:

Liliana Sousa disse...

Felizmente, ou infelizmente, eu já caí de uma nespereira... a experiência não é gratificante, mas realmente comer umas nêsperas de vez em quando (como sobremesa do meu jantarinho, agora mesmo) é muito satisfatório!!!