Ascendente

Semilha

Semilha Batata Terra Comida Agricultura
Semilhas da terra.

A semilha. E o que é a semilha? "Semilha" vezes três é o regionalismo madeirense mais conhecido no continente logo a seguir à distorção "cont'nente". Semilha é batata. E não é "semelha". É "semilha". Assemelha-se, mas sabe mal.

É um exercício de simplificação: semilha aqui é a batata. E batata é a batata doce. Mas quando é frita diz-se "batata frita". É como maionese ser a Maionese, e ketchup ser Ketchup. E não vale a pena acrescentar mais nada. Nem sequer sal.

E quanto a isto, uma pesquisa no Wikipédia só dá razão ao madeirense: "Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham género ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem."

Existem milhares de espécies do solanum tuberusum e podem variar entre serem amarelas, vermelhas, ou roxas, mas testes de ADN revelam que todas elas têm a mesma origem numa mesma espécie. É plantada há mais de 7.000 anos no Peru e é costume as pessoas lembrarem-se desse facto por alturas do Natal. Combina bem mas, nada como bacalhau ou uma espetadinha, dizem. Dizem.

A semilha tem muito ferro e zinco mas isso não se nota no seu sabor. É a base da alimentação de milhões de perus pessoas por todo o mundo.

E porque dizer semilha e não batata, patata, papa, patada, potato ou coice? Quem trouxe a semilha para a Europa foram os espanhóis. Ao enviarem as sacas com as sementes da semilha para a ilha (a própria semilha é a sua "semente") tratavam-nas como tal: sementes - semillas. E o povo que gosta de tratar das coisas pelos seus nomes assim quis. Basta ir ao mercado e perguntar que vem logo um: "meu menino, a semilha tá a 55 cêntimos de eerio."

E por tudo isto, 2008 mereceu ser considerado o Ano Internacional da Batata.


Blog Widget by LinkWithin

2 Comentários:

Liliana Sousa disse...

Mereceu?? nem dei conta disso?? he he he...

Patife disse...

Ui que esta questão da batata e da semilha é coisa para dar muitíssima discussão, como já sabemos. Principalmente se houver cervejas à mistura.


Abraço