Ascendente

Pêra-melão

Pêra Melão Cultivo Portugal Brasil Madeira Fruta
Os dois indígenas espreitavam por entre os arbustos.

Na Colômbia chamam-lhe cocona ou topiro, em quechua, cachum ou xachum, em aimará kachuma, ou ainda melão andino ou melão dos andes. Chamado de pepino doce ou pêra melão pelos brasileiros tem sabor a melão, a pêra e a kiwi e a algo mais a que as pessoas se lembrem.

Não tem muito a ver com um melão "normal" e pode ser semelhante ao tomate no cultivo por estacas ou pelo chão. Importante não confundir com o tomate inglês ou tamarilho ou tomate francês apesar desta pêra-melão ser da mesma família e a sua árvore, cor, formato e folhas serem completamente diferentes...

À confusão sobra-nos o pêra-melão, que é como dizer carne-peixe mas sem ser carne ou peixe, e ainda à espera do Bilhete de Identidade ou de Cartão do Cidadão que é como chamam agora. Vale o nome científico: Solanum Muricatum.

Fruta saborosa, refrescante, doce e um pouco ácida (!). Diurético e depurativo do sangue, rica em vitamina C, e outros compostos que agora não interessam mas que fazem bem. No Peru também mata piolhos, fortalece os cabelos ou cura das mordedelas de aranhas. Vem de um arbusto originário da América do Sul e dá-se por altitudes dos 200 aos 1200 metros. Resistente portanto.

É uma espécie muito curiosa e única pois não é um fruto feito de origem, importa as suas características da concorrência. E, a sensação que se tem no momento da apanha é de que se está a procurar ovos da Páscoa... Afastar as folhas e encontrar formas ovais amareladas, doces que se fartam e ainda por cima também possível na altura da Páscoa. Uma teoria desenha-se e não é tão descabida assim. Nascerá mais um novo nome:

Ovo-de-Páscoa-porque-me-apetece-também-chamado-de-pêra-melão-que-não-é-tomate-inglês-viagem-interestelar-garrafão-mata-piolho-nim-xonhonhó-capim-e-viva-Portugal?

Blog Widget by LinkWithin

15 Comentários:

Anónimo disse...

Não, é da casa do avô. Mas já tenho um rebento a refilar em casa.

Victor Sousa disse...

Não, é da casa do avô. Mas já tenho um rebento a refilar em casa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Marisa disse...

Parabéns... Finalmente descobri o nome do famoso e intrigante fruto que provei à uns anos atrás.. e que nunca mais vi em lado nenhum.. Um fruto com um misto de sabores mto caracteristico, sabe a melão, mas não é, sabe a kiwi, mas não é.. o que provei eram os sabores k mais se evidênciavam.. Agora que sei o nome, vou tentar arranjar uma "árvore, ou arbusto" de modo a cultiva-los... MUITO OBRIGADA

Victor Sousa disse...

Olá Marisa! Muito obrigado pelo comentário. Fico contente que os meus posts tenham servido a alguém :)

Este é um fruto de fácil propagação. Basta arrancar dois ou três pés e replantar em terra nutritiva. Boa sorte na procura.

slavita disse...

ola amigos...ela e bonita,finalmente tenhu em casa,i da frutos bue....mej ainda nao provei,estu a espera k ela madures,,,,mej estu curiosa para provar...de k sabor ela tem...bej para todos

Anónimo disse...

Olá a todos é só para vos dizer que é uma fruta muito saborosa,
tenho vários plantados e já com frutos bastante grandes a entrar na fase de maturação
Fátima

Anónimo disse...

gostaria de arranjar sementes ..

António Maia disse...

para arranjar sementes, compra um fruto bem criado e se possivel maduro. São muito pequenas mas nascem muito bem.

kim disse...

Olá,deram-me este ano esta plantinha, que deu três frutinhos, e já estão grandinhos, mas não sei, em que altura do ano se deve colher, alguém me diz?
Obrigado desde já

luis ferreira disse...

e so para informar eu tenho muitos pes plantados de pera melao e com bastantes frutos.para dizer que basta partir um pequeno ramo e espetar no chao que passados poucos dias esta a rebentar. eu vivo na zona de sintra e em casa dos meus pais em santo estevao -benavente eu tambem tenho bastantes, mas foi so a uns dois anos tambem que eu conheci este fruto ,deixa-lo a noite no frigorifico e comelo de manha e uma beleza.

A. Silvestre disse...

Obrigada, pós várias tentativas, lá consegui encontrar a " pêra Melão", que tenho plantado no meu quintal, sem saber o nome correcto, pois me havia sido oferecida em arbusto, mas com nome falso... ( abóbora melão!).Agora que já estou esclarecido, pergunto a quem souber, como se desenvolve o crescimento do mesmo arbusto, como o feijoeiro, ou como os melões rasteiro.Grato pela v/ ajuda.

Fátima A.......... disse...

Sou moradora na zona de Sintra,e tenho estas plantas pela 2ª vez.Da 1ª,não cheguei a colher frutos,pois uma nihada de cães destruiu-me todos os vazos de flores até às raízes,agora há mais ou menos 2 anos plantei novamente estas plantas,que já se encontram a dar frutos,mais ou menos todo o ano,se bem que no verão,os frutos ficam mais doces.Já dei imensas plantas que pegam com facilidade,basta cortar um galho e plantar.Esta fruta tem uma vantagem,pois quando verde,é igualmente utilizável,porque se pode usar em saladas,fazendo as vezes de pepino,basta tirar a casca fina e cortar em gomos,misturar com a alface e todo o mais,temperar a gosto e já está.Bom apetite.

Anónimo disse...

Esta planta precisa de tutores, com cerca de um metro, onde devem ser presos com fios p.e.. Duram varios anos, com vigor da Primavera ao Outono. Os frutos sao pouco doces e algo enjoativos. Jl

Unknown disse...

Boas deram 4 mudas já com raiz, estamos em final d Março será que aguentam sem estufa? sabem se estes frutos dão sementes? Obrigado