Ascendente

Tragédia na Madeira

Mau tempo na Madeira Tragedia Fotos
Madeirense, limpa as tuas lágrimas.


Caros, mensagem de última hora para vos dar conta dos recentes acontecimentos relacionados com o mau tempo na Madeira.

Não vos vou maçar com muitas imagens verbais sobre aquilo que vão vendo e ouvindo nos media. Está tudo de facto muito feio. Estradas inundadas, casas, carros, muros e pontes destruídas e, neste momento um triste balanço de 32 vítimas mortais confirmadas.

Para quem conhece, o piso do Pingo Doce do Anadia ficou totalmente submerso. O do Pingo Doce no Dolce Vita também. A ribeira entre a 31 de Janeiro e a 5 de Outubro transbordou (!) e a maioria das lojas de primeiro andar na baixa do Funchal estão alagadas. Na Tabua, Ribeira Brava é o caos, e em geral, nas principais artérias do centro do Funchal não se consegue distinguir o que é estrada e o que é ribeira.

Telefones, telemoveis e luz foram abaixo, mais as fugas de gás. O Curral das Freiras esteve completamente isolado. A zona da Pena parece uma barragem a ser descarregada. A Madeira é toda montanha mar. E a água segue esse caminho. O caminho mais fácil.
Muita coisa destruída e muito por pensar. Já chegaram mensagens de apoio e de ajuda de várias partes e eu, como humilde cidadão madeirense, só tenho que agradecer a preocupação.

O tempo vai estando menos mau, é tempo de prudência e de acção. Comigo e com a minha família está tudo bem. Obrigado novamente.

Hoje vim trabalhar, havia água dentro do carro, ele soluçava nas mudanças, não via mais de 5 metros à minha frente mas tudo está bem. Informaram-me no entanto que a estrada que tomei estava interrompida neste momento, que tinham havido derrocadas e que 4 carros tinham sido soprados para a ribeira.

De resto é esperar. Esperar que a Natureza siga o seu rumo e tentar aprender com ela. Colaborar com ela e não estar contra ela. Castanho no chão e branco no ar. São com estas cores que a Mãe Natureza pinta a Madeira neste momento. Há de escolher outras cores. É esperar.

Neste momento a ilha da Madeira chora. E as lágrimas vêm castanhas e com muita força.

Desejem-me um bom regresso a casa.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentários:

Patife disse...

bom regresso!
O homem precisa de aprender com estas merdas... Achar que dominamos a natureza é 1 ilusão.
Mas as coisas vão melhorar de certeza.

abraço