Ascendente

Compostagem

Caixa de compostagem caseira madeira resíduos
Cá fora, a tranquilidade, lá dentro, tudo a fervilhar.

A compostagem é um conjunto de processos que levam à decomposição de materiais orgânicos. Serve para se obter uma espécie de adubo natural que eleva a qualidade da terra.

Este é um processo mais importante do que se possa imaginar pois não deverá acontecer apenas em termos agrícolas. Falo de um sítio imensamente importante, tão visitado e ao mesmo tempo desconhecido como as nossas mentes. Compostagem mental?

Este é um conceito inovador com a chancela Almanaque2012 e por isso deve ser apreendido tendo em conta a sua origem. Compostagem mental é como se pegássemos nos restos de coisas das nossas vidas diárias e o deitássemos numa caixa. Imaginem: uma discussão que não levou a lado nenhum: caixa! Restos de uma má disposição: caixa! Um mau exercício, uma má experiência, material diário inútil, más relações, etc, tudo para a caixa de compostagem.

Mas, afinal, não é isto que todos fazemos com maior ou menor sucesso e com maior ou menor noção? Sim, mas saber ajuda.

Isto tudo serve para nos tornar mais fortes, crescer e dar melhores frutos como pessoas. Eliminar os excessos, os resíduos e aprender com eles, deixando-os lá esquecidos, despejando-os ao sabor do tempo e à mercê dos processos naturais. Ter espaço para arejar. Se depositarmos todo o material mental inútil na caixa, e não para o lixo comum ou deixá-lo na nossa cozinha mental a apodrecer, iremos aumentar o nosso potencial. Um dito comum diz que as melhores rosas nascem no estrume.

Este é um processo que se vai aprendendo e a garantia de que se está a fazer bem é a não libertação de odores desagradáveis e a existência de pequenos bichos. Deixar que os bichos da decomposição entrem e os devorem. Deixar-se ir. Esquecer, relaxar e tirar partido deles. É ter assim um composto de mudança e de qualidade.

Blog Widget by LinkWithin

0 Comentários: