Ascendente

Escrever ajuda.

Escrita Infância Ajuda Ser Novo Criança
Este post é de ler, não de ver.


Quando eu era mais novo, aqui há... Um ror de tempo... Quando eu era mais novo... Passas-me o chá?

Queria ser arquitecto-jornalistó-futebolista. Queria aparecer no televisor.

A minha avó a fazer o jantar e eu do outro lado do vidro a dizer-lhe: "Boa noite! O Futebol Clube do Porto acaba de escrever mais uma página brilhante na História do seu futebol! Voltou a ser campeão do mundo!". Ou um outro qualquer cliché, mesmo que ela não percebesse nada sobre o mundo da redondinha.

Nunca vi mulher tão devota. Ao seu deus e a um certo jogador. Para ela havia um só, uma só referência: João Pinto. Mas, o do Benfica, naquela altura. Vá que no Fê Quê Pê também havia um, mas esse era defesa, marcava muito menos golos e tinha mais jeito no falar. Não interessa, fosse na Selecção, no Chaves, no Tirsense ou no Farense, quando havia golo, a sua reacção era perguntar se tinha sido do João Pinto. O do Benfica.

Mas depois eu, do outro lado do vidro, ou não, dizia-lhe que tinha sido outro jogador de bola. Um qualquer. Então aí ela voltava às batatas e às coivinhas.

Quando eu era mais novo, um pequeno, eu não era pequeno, era grande. O meu mundo era pequeno mas eu era grande. Afinal ia ser arquitecto-jornalistó-futebolista e isso não era para um qualquer Abílio, Rufino ou Cristiano.

Eu era Victor. Com "V" grande. Não é um nome qualquer. O meu avô está no hospital e eu ando aqui a pensar no Victor. Mas ele está bem, é só uma perna. Hoje vou visita-lo.

Fico-me com o arquitecto-mais-qualquer-coisa. Ou só então pelo mais-qualquer-coisa. Mas isso também não é mau. Poderei ser um empresário de muito sucesso. Ou não. Já não me interesso pelo tele-visor e já não sou criança. E isso significa que perdi as minhas certezas.

E agora, agora não me ocorre nada mais sobre a infância. Agora penso em mulheres: miúdas e gajas. Isso é tema para outra conversa.

E, quando eu era mais novo, não escrevia assim.

Blog Widget by LinkWithin

2 Comentários:

Anónimo disse...

Gostei do artigo e gostei de saber que voltou a carga!! Tá porreiro,

Um anonimo que tu conheces,

Abraço

Patife disse...

Tas a ficar crescido, vitinho!
Então bora aí falar de gajas.
ahaha

abraço